O Corinthians após as camisas 'furadinhas' da penalty do campeonato paulista de 1979 onde se consagrou campeão paulista já no ano de 1980, fechou contrato com a Topper que forneceria suas camisas até o ano de 1989.
Mas a Topper não possuia uma fábrica própria o que confunde a cabeça de muito colecionador quando o assunto se trata de anos 80, por que uma camisa da Topper tem uma etiqueta da Dellerba ? E por que uma camisa do mesmo modelo, as vezes usada em um mesmo jogo possui etiquetas diferentes ? Por que uma camisa preparada pra um jogo tem modelos diferentes ? Qual era o critério pra usar ou mexer com essas camisas? Elas tinham importância na época ?
Essas dúvidas ficaram mais fortes na minha cabeça após eu receber uma camisa da final de 1982 com o primeiro patrocínio do Corinthians, a Bombril.
Percebi que ela possuia o patrocínio um pouco menor que uma outra que já tinha visto e desconfiei, após pegá-la em mãos, percebi que era uma camisa realmente de época e o patrocínio pintado com a mesma tinta e da mesma forma que as outras que já tinha visto na época. Mas então, por que ela é diferente ?
Conversando com o amigo Jr Albuquerque ele me disse uma frase que me fez tirar qualquer dúvida sobre a camisa : " Se atualmente, onde os patrocínios são feitos por computador, se vê muita coisa diferente, imagina antigamente que tudo era feito manualmente? " . Ta aí uma bela explicação pra essas camisas, elas podiam ser feitas as pressas para o jogo e outras assim como acontece hoje, preparadas para um talvez próximo jogo.
Conversando com outro colecionador, descobri que existe uma bombril com o patrocínio costurado, mas todas essas camisas seriam mesmo de um único jogo ?
Assim como acontecia na década de 70, alguns jogadores deveriam mandar fazer outras camisas para talvez presentear amigos e trocá-las em jogo, já que eu não acredito que alguém fraudaria uma camisa de época por um patrocínio (caso que é muito comum nos dias de hoje, graças ao computador e ao silk screen).
Para vocês entenderem melhor o que estou falando, vou postar algumas fotos.
E os outros modelos Topper ?
Será que essa constante troca de símbolo era algo proposital ?
Fora alguns modelos que percebi esses dias, como o 'a caminho do bi', onde achei em duas camisas diferentes, será que pra fazer as camisas do time todo faltou uniforme e pegaram uma camisa simples do ano anterior e fizeram as pressas ?
E as camisas da democracia ? Por que elas são de tamanhos diferentes ?
Talvez esteja ai a graça de colecionar, sempre achar algo novo e viver de 'achismos'. hehehehe
Mas a única certeza que tenho é que camisas topper com etiqueta dellerba ou etiqueta scracth (acredito que tenha alguma ligação com a dellerba) são camisas originais e que são lindas camisas ! hehehehe
Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!
Meu email é rodgajus@hotmail.comMuito obrigado.
A Dell'Erba sempre fabricou camisas por encomenda de outras marcas, como a Topper nos anos 80, Olympikus nos anos 2000. Atualmente fabrica as camisas que levam a marca da Lupo.
ResponderExcluirQuanto ao tamanho do logo da Topper na camisa, após a liberação do patrocínio e a profissionalização do fornecimento de uniformes, pouco a pouco as empresas foram aumentando a presença de suas marcas nas camisas. Nas camisas Adidas da época também se vê essa "evolução", que começa com um símbolo pequeno e termina com um símbolo grande e o nome da marca por extenso.
abraços!
OLA SOU COLECIONADOR E CAMISAS DO CORINTHIANS E GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇOES E CAMISAS COM OUTROS COLECIONADORES,OK
ResponderExcluirSOU DE SP CAPITAL
AGUARDO CONTATO
FORTE ABRAÇO
MEU EMAIL RICARDOEVERLAST@IG.COM.BR
ResponderExcluirEssas topper anos 80, eu ainda nao tenho nenhuma, to na procura
ResponderExcluirTengo una playera de los 80s pero estoy en Guadalajara Mexico.
ResponderExcluir