quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Campeão Paulista 1979

Hoje venho falar de um título um pouco esquecido da história do Corinthians, talvez pelo motivo de estar entre duas épocas muito faladas: o Paulista de 1977 que nos tirou do jejum e a Democracia Corinthiana 1982/1984.

O Paulista de 1979 foi conquistado já no ano de 1980 por causa de Vicente Matheus alegando que seriamos prejudicados na renda, após ser marcada rodada dupla no Morumbi entre Corinthians x Ponte Preta e Palmeiras x Guarani, por sermos infinitamente maiores que esses outros três clubes citados. Mentir, ele não mentiu, paralisou o campeonato em dois meses com o propósito de 'esfriar' o time do Palmeiras que era muito forte e goleava adversários candidatos ao título.

E não é que deu certo ? Eliminados o pequeno verde após dois gols, empate de 1x1 e uma vitória por 1x0 com gol de canela de Biro Biro. Já nas finais, foram necessárias três partidas contra o mesmo adversário de 1977, a Ponte Preta (1x0, 0x0, 2x0) e conquistamos nosso 17º título paulista.

Em 48 jogos, o Corinthians sofreu apenas sete derrotas. Foram 21 vitórias e 20 empates. O Alvinegro fez 58 gols e sofreu 31. Sócrates foi um dos artilheiros da equipe, com dez gols, ao lado de Geraldão.

CORINTHIANS 2 X 0 PONTE PRETA
Data: 10 de fevereiro de 1980
Decisão do Campeonato Paulista de 1979
Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi, São Paulo (SP)
Público: 90.578 pagantes
CORINTHIANS: Jairo; Luiz Cláudio, Mauro, Amaral e Wladimir; Caçapava, Biro-Biro e Palhinha; Piter (Vaguinho), Sócrates e Romeu (Basílio)
Técnico: Jorge Vieira


Nesse campeonato utilizamos uma camisa da Penalty, que substituiu a Athleta que durante todo os anos 70 forneceu para o Corinthians, as camisas da Penalty 'furadinhas' como são conhecidas, modelos super simples e diria até que mal feitos, aparentemente numa disputa de bola e com um puxão, essas camisas rasgariam. rs





Após esse campeonato, a Penalty forneceu outro tipo de camisa para o Corinthians, a utilizamos no campeonato brasileiro de 1980. 



Já no ano de 1981 até 1989 o Corinthians teve a Topper como sua fornecedora e tendo suas camisas produzidas pela Dellerba, algumas vinham até com a etiqueta da marca, o que causa grandes dúvidas na cabeça dos colecionadores. 

Num link a parte, para o blog não ficar bagunçado, coloquei todos os outros modelos de Penalty que já vi e NÃO FAÇO IDEIA se foram utilizadas, como apareceram e se são realmente originais. Reparem que elas possuem símbolos, costuras e estampas diferentes. 


Claro que eu não dei aqueeeeeeela pesquisada, mas farei isso essa semana, incluirei no post e conto com a ajuda de vocês !

Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!
Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário