segunda-feira, 4 de abril de 2011

Maravilhosos anos 80

Venho hoje falar sobre as camisas dos anos 80, talvez daí veio a maior dor de cabeça dos colecionadores, já que foi permitida a publicidade nas camisas e muitas foram utilizadas em pouquíssimos jogos e como dizem 'a troco de pinga', bem diferente dos dias de hoje.

O Corinthians após as camisas 'furadinhas' da penalty do campeonato paulista de 1979 onde se consagrou campeão paulista já no ano de 1980, fechou contrato com a Topper que forneceria suas camisas até o ano de 1989.

Mas a Topper não possuia uma fábrica própria o que confunde a cabeça de muito colecionador quando o assunto se trata de anos 80, por que uma camisa da Topper tem uma etiqueta da Dellerba ? E por que uma camisa do mesmo modelo, as vezes usada em um mesmo jogo possui etiquetas diferentes ? Por que uma camisa preparada pra um jogo tem modelos diferentes ? Qual era o critério pra usar ou mexer com essas camisas? Elas tinham importância na época ?

Essas dúvidas ficaram mais fortes na minha cabeça após eu receber uma camisa da final de 1982 com o primeiro patrocínio do Corinthians, a Bombril.
Percebi que ela possuia o patrocínio um pouco menor que uma outra que já tinha visto e desconfiei, após pegá-la em mãos, percebi que era uma camisa realmente de época e o patrocínio pintado com a mesma tinta e da mesma forma que as outras que já tinha visto na época. Mas então, por que ela é diferente ?

Conversando com o amigo Jr Albuquerque ele me disse uma frase que me fez tirar qualquer dúvida sobre a camisa : " Se atualmente, onde os patrocínios são feitos por computador, se vê muita coisa diferente, imagina antigamente que tudo era feito manualmente? " . Ta aí uma bela explicação pra essas camisas, elas podiam ser feitas as pressas para o jogo e outras assim como acontece hoje, preparadas para um talvez próximo jogo.

Conversando com outro colecionador, descobri que existe uma bombril com o patrocínio costurado, mas todas essas camisas seriam mesmo de um único jogo ?

Assim como acontecia na década de 70, alguns jogadores deveriam mandar fazer outras camisas para talvez presentear amigos e trocá-las em jogo, já que eu não acredito que alguém fraudaria uma camisa de época por um patrocínio (caso que é muito comum nos dias de hoje, graças ao computador e ao silk screen).

Para vocês entenderem melhor o que estou falando, vou postar algumas fotos.





E os outros modelos Topper ?
Será que essa constante troca de símbolo era algo proposital ?





Fora alguns modelos que percebi esses dias, como o 'a caminho do bi', onde achei em duas camisas diferentes, será que pra fazer as camisas do time todo faltou uniforme e pegaram uma camisa simples do ano anterior e fizeram as pressas ?




E as camisas da democracia ? Por que elas são de tamanhos diferentes ?



Talvez esteja ai a graça de colecionar, sempre achar algo novo e viver de 'achismos'. hehehehe

Mas a única certeza que tenho é que camisas topper com etiqueta dellerba ou etiqueta scracth (acredito que tenha alguma ligação com a dellerba) são camisas originais e que são lindas camisas ! hehehehe


Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!

Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.

5 comentários:

  1. A Dell'Erba sempre fabricou camisas por encomenda de outras marcas, como a Topper nos anos 80, Olympikus nos anos 2000. Atualmente fabrica as camisas que levam a marca da Lupo.

    Quanto ao tamanho do logo da Topper na camisa, após a liberação do patrocínio e a profissionalização do fornecimento de uniformes, pouco a pouco as empresas foram aumentando a presença de suas marcas nas camisas. Nas camisas Adidas da época também se vê essa "evolução", que começa com um símbolo pequeno e termina com um símbolo grande e o nome da marca por extenso.

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. OLA SOU COLECIONADOR E CAMISAS DO CORINTHIANS E GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇOES E CAMISAS COM OUTROS COLECIONADORES,OK
    SOU DE SP CAPITAL
    AGUARDO CONTATO
    FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. MEU EMAIL RICARDOEVERLAST@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Essas topper anos 80, eu ainda nao tenho nenhuma, to na procura

    ResponderExcluir
  5. Tengo una playera de los 80s pero estoy en Guadalajara Mexico.

    ResponderExcluir