sábado, 8 de agosto de 2009

A Democracia Corinthiana

Fala galera, terceira postagem aqui e já falarei de um grande marco na história do Corinthians.

A Democracia Corinthiana era liderada por jogadores como Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon e se tornou o maior movimento ideológico do futebol brasileiro.


Tudo dentro do clube(contratações, local de concentração, etc) era decidido por voto e o peso do voto era o mesmo, não importava se era de um jogador ou do roupeiro.

A partir desse movimento, o Corinthians foi o primeiro time a usar a camisa com dizeres publicitários.

Por sugestão do Washington Olivetto, jogos antes da eleição de 15 de novembro de 1982, o time foi a campo com duas camisas: uma com a inscrição "Dia 15 vote" e a outra com "Democracia Corinthiana". O que também podia ser lido como "Dia 15 vote democracia".
A idéia era fazer uma campanha incentivando a população a votar em candidatos de oposição à ditadura.

E isso foi passado ao povo como a faixa escrita:" anistia ampla, geral e irrestrita" que foi levantada no meio dos Gaviões, onde a polícia tinha difícil acesso e nunca saberia quem eram os responsáveis por aquilo.


A história da Democracia é gigante e deve ser bem lida e estudada por quem realmente se interessar, aqui foi um breve resumo somente pra mostrar de onde vieram tais camisas.

Hoje postarei fotos somente das camisas do "Dia 15 vote", num próximo post falarei mais da camisa com os dizeres da "Democracia Corinthiana" e "A caminho do Bi".

A camisa branca é do meu amigo Thiago, que futuramente postará aqui no blog também e a listrada é minha, curiosamente as duas possuem o número 2 que deve ter diso usada pelo Alfinete.





A democracia virou tema para alguns livros como "Democracia Corintiana – A Utopia em Jogo" de SOCRATES & GOZZI-Editora Boitempo.

e o filme "Ser campeão é detalhe" que ainda será lançado.
http://www.democraciacorinthiana.com.br/



Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!
Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.

2 comentários:

  1. Muito interessante! Me ajudou muito em minha monografia sobre a historia dos patrocinios e mensagens em uniformes de futebol no BRasil! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, moro em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, terra do Doutor Sócrates, confesso que por várias vezes encontrei com ele no Pinguim,e em alguns bons momentos anos atrás no Ponto Chic na Vila Tibério, sou apaixonado pelo Corinthians, meu time de coração, herança do meu pai e do meu avô... Recebi hoje de presente de Natal uma camisa do ano de 1982 nela estava a inscrição vote 15, como não sabia do que se tratava entrei aqui para descobrir, ai que alegria, em primeiro lugar por causa da data 15 de Novembro de 1889, data da Proclamação da República, além disso, a idéia surgiu do maior publicitário existente no Brasil e em terceiro lugar e o mais importante, a votação pedia democracia, igualdade, poder de decisão para todos independente da função exercida... Os outros possuem estádios que ainda não temos, títulos que ainda não temos, porém, possuímos uma HISTÓRIA que eles, INFELIZMENTE, não possuem. E isso é Corinthians...

    ResponderExcluir