segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil"

Um post feito pelo Thiago que colabora bastante com o blog!

" Bem, vamos aproveitar o blog referente aos nossos mantos sagrados e fazer um comentário sobre o livro “A HISTÓRIA DAS CAMISAS DOS 12 MAIORES TIMES DO BRASIL”.
Este livro foi lançado segunda-feira passada, dia 3 de agosto, pelos autores Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues. Nele os autores trazem por meio de imagens demonstrativas como foi a “evolução” das camisas dos times: Atlético Mineiro, Botafogo, CORINTHIANS, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Porcos, Prantos, Bambis e Vasco da Gama.

Cada time contém no inicio das ilustrações uma carta de ídolos da agremiação falando o valor e o peso da camisa, no caso do nosso glorioso Sport Club Corinthians Paulista, nada mais, nada menos que o eterno camisa 10, o grande Neto. O livro mostra desde a camisa de 1910 que era bege até a atual com os milhares de logomarcas (Batavo/ Baú / Panamericano/ Avanço/ Bozzano). Passando por camisas comemorativas, camisas curiosas e logicamente as inesquecíveis. Um livro bem ilustrado com 191 ilustrações e comentários pontuais em algumas delas.

Bom ou ruim? Vai de cada um.

Peca muito no quesito histórico, no meu ponto de vista, é muito conteúdo e pouco relatado e comentado. Para um registro rápido é bom, até mesmo porque foi uma iniciativa pioneira e vale como memória as imagens ilustrando as camisas.

Não colocarei nenhuma foto no post, pois não sei ao certo como funciona a questão de direitos autorais e outras questões que podem acabar me ferrando por um simples comentário!
Vamos manter esse blog vivo, e fazer dele uma fonte forte do que é, foi e vai ser a grande, histórica e respeitada camisa alvinegra!
Forte abraço a todos!
Thiago"




Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!
Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.

3 comentários:

  1. Fala Rod e Thiago,

    muito legal o blog de vocês! Estou vendo os posts e achando muito legal. Eu já comprei o livro e concordo com o que vcs disseram. Ele é muito bom, uma ótima fonte de pesquisa pra quem coleciona camisas. Mas poderia contar um pouco mais a história de cada camisa, principalmente as históricas. Muito mock-up e pouca história. Mesmo assim, eu comprei e não me arrependo, achei muito bom!

    Se quiserem fotos de alguma camisa da minha coleção, fiquem a vontade.
    Abraços,
    Luiz Felipe Belo (Luizão)

    ResponderExcluir
  2. Fala Rodney, pode pegar as fotos que vc precisar da minha camisa do Rivellino de 73, ok?

    Abração véi.

    Will Zolini

    ResponderExcluir
  3. Comprei o livro recentemente. Achei interessante mas esperava mais histórias, como já foi comentado, muito mock-up e pouca história. Por falar nisso eu li o blog de ponta a ponta. Interessantíssimo, uma rica fonte de pesquisa para qualquer pessoa interessada na história do Timão. Não tenho dúvidas que o blog merece virar um livro !

    ResponderExcluir